segunda-feira, 23 de maio de 2011

Casamento Chinês



Conheça os rituais do tradicional casamento chinês, com sua rica simbologia para desejar alegria e prosperidade aos noivos.
Todo casamento tem suas peculiaridades, e com os chineses não é diferente. Para os casais e famílias mais conservadores, manter as tradições faz parte da cerimônia, que pode ser rica em simbologias próprias, como por exemplo a cor vermelha (hong se), que representa alegria e sorte, e o dourado (jin se), símbolo de riqueza.
O dia começa com a visita do noivo à casa da noiva. Vestido de fraque ou terno, ele chega pela manhã, num carro decorado com fitas vermelhas e detalhes escritos em dourado e é acompanhado por amigos e familiares, que irão ajudá-lo durante todo o casamento.
Na casa da noiva, é servido aos convidados chá e sopa com bolinhos doces de arroz (tang yuan). Essa pequena “refeição” carrega duas simbologias importantes para a tradição chinesa: vida tranqüila e harmoniosa e “doce para ter um filho homem”, como diz um ditado chinês, pois, para os mais tradicionais, é importante ter um filho para dar continuidade ao sobrenome da família.
Depois do chá, os noivos fazem um ritual de reverência aos antepassados e pedem a bênção dos pais pelo casamento. A agitada manhã se encerra com um farto almoço, mas a festa continua, desta vez, na casa do noivo.
Saindo da casa de seus pais, a noiva é conduzida até o carro cuidadosamente coberta por um guarda-sol (yang san), pois, segundo a tradição chinesa, a noiva não deve sair com a cabeça descoberta.
Antes do carro partir, a mãe da noiva joga um copo de água sobre ele, porque assim como não se pode “juntar” a água que já foi derramada, a noiva também não poderá voltar à sua vida anterior de solteira.
Finalmente, como último gesto de despedida, a noiva joga um leque pela janela do carro, em sinal de uma nova etapa de vida que se inicia.
Na casa do noivo, repete-se o ritual de respeito aos antepassados. Depois, caso eles venham a morar com os pais do noivo, ele leva a futura esposa para conhecer toda a casa.
Chegada a hora da cerimônia, os noivos vão ao restaurante escolhido para o casamento e recepção. Em meio à comemoração, também recebem palavras de homenagem dos convidados mais ilustres, uma vez que é comum, entre os chineses, convidar lideranças da comunidade para prestigiar a família dos noivos.
Outro símbolo indispensável do tradicional casamento chinês é o envelope vermelho (hong bao), onde é colocado dinheiro. É através dele que os noivos agradecem os convidados que ajudaram nos rituais, durante todo o dia.
  
Os noivos também podem ser presenteados com os envelopes vermelhos, que são entregues a uma pessoa de confiança do casal, estrategicamente posicionado na entrada do restaurante. Essa pessoa tem a função de anotar num livro o nome do remetente e o valor presenteado. Tal forma de presentear favorece os noivos e também eventual convidado que não pode comparecer à cerimônia, pois basta enviar o envelope por intermédio de algum amigo em comum, e terá prestigiado o casal e demonstrado a sua amizade.
Outra curiosidade que envolve a noiva chinesa é que ela pode trocar de vestido por até três vezes. O primeiro é o clássico branco. Em seguida, ela veste um traje tradicional chamado qi pao, e, por fim, ela pode optar entre um vestido de festa ou encerrar a noite de branco.
Fonte: Meting Place


Nenhum comentário:

Postar um comentário